quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

T.P.M.

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!
Tudo Partido ao Meio. Tô Puta Mesmo. Tenha Pena de Mim. Todos os Problemas Misturados. Tocou, Perguntou, Morreu. Tendência Para Matar. Acho que essas definições são bem mais acertadas para TPM do que Tensão Pré-Menstrual. Só quem tem sabe. Desde ontem que eu tô assim, visse? Exatamente assim. É uma vontade ora de chorar, ora de mandar as pessoas ao meu redor tomarem em seus respectivos c... entende? Poxa, será que tudo isso é hormônio mesmo? Lembro que na gravidez eu chorava o tempo todo. Depois que Renato nasceu eu chorava o tempo todo também. Minha ginecologista, dra. Isabel, me consolava dizendo que logo logo tudo ia normalizar. Hormônios. É. Melhorou. Mas não passou. Os dias que antecedem a menstruação continuam torturantes pra mim. São muitas coisas que deixam a gente na pior. Coisinhas ou coisonas, não importa. Exemplo: ontem de manhã experimentei seis roupas antes de escolher a que ia usar pra trabalhar e em todas elas, inclusive a que escolhi, me senti um barril. Outro exemplo foi o taxi que tentei pegar e o motorista não parou quando dei a mão. Chorei no meio da rua. Dá pra acreditar? Pois acreditem. Doida? Não. TPM. Hormôoooooooonios! Existem algumas técnicas para diminuir os sintomas da TPM. Beber muita água, evitar café e demais bebidas escuras, não consumir alimentos fritos, caminhar. Tudo isso pra que o organismo não retenha tanto líquido. Outra opção, mas essa deve ser orientada por um médico, é tomar um diurético. Essas coisas limitam os sintomas físicos. Já os emocionais... queria saber o que podemos fazer para parar de sentir essa angústia, essa vontade de chorar o tempo todo. Cara, teve uma vez, quando eu tava tomando injeção anticoncepcional (trimestral), que parei de menstruar. O sangramento não tinha, é fato. Mas a TPM... vinha com tudo! E demorava muito mais do que o normal para passar. Meu namorado na época sofreu, viu? Porque eu ia dormir ótima e acordava aos prantos. Ele me olhava desesperado, sem saber o que fazer. Ah, os hormônios... esses malditos hormônios!!! Mas tenho certeza de uma coisa: quando eu entrar na menopausa vou sentir é falta de menstruação e até mesmo da TPM. Pensando por esse lado até que a tensão pré-menstrual não é assim tão ruim. Né?

3 comentários:

  1. frist!! uahuaha
    adorooooo!!
    eu tb passo mal... então variação de humor não é nada...
    bejuxx

    ResponderExcluir
  2. Como sempre estudei ou trabalhei em ambientes com muitas mulheres, eu percebi que todas vcs meio que entram em TPM na mesma época (claro, com algumas dias de diferença e não exatamente na mesma intensidade senão a espécie humana estaria seriamente ameaçada). Sobre esse fenômeno, o baiano porreta João Ubaldo Ribeiro escreveu um delicioso conto que narra a história de João Grande e suas sete filhas que sempre menstruam ao mesmo tempo. O nome do conto? Não poderia ser outro: "O Estouro da Boiada".

    ResponderExcluir
  3. É assim mesmo. Agora comecei a ter TPM. Acho que é para pagar língua,pois eu tinha uma amiga que ficava insuportável nesta época e eu não a entendia. Agora sou eu. Gente,a vontade que dá é de ficar na cama,esperando a bendita descer e,assim,sentir alívio. Mas não é possível. Trabalho atendendo o telefone. Pensa,naqueles dias tenho vontade de guardar o aparelho ou mandar para bem longe. É uma irritação só. Mas,há uma solução,pelo menos para aliviar. Tenho lido alguns artigos que mostram como a alimentação pode ajudar muito no alívio dos sintomas. Então,quero aproveitar e deixar a dica de consultar um nutricionista. Só ele pode nos indicar a melhor dieta,de acordo com nossos sintomas e nossa rotina. Vou deixar aqui o link para ajudar a encontrar um profissional de nutrição.

    http://bit.ly/9qvviX

    ResponderExcluir

O que você tem a dizer sobre isso?