quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Atchim!!!!!!!!!!

Pense numa gripe. Estamos, eu e meu filho, muito gripados. À noite, no nosso quarto, é uma verdadeira sinfonia: tosse, espirro, respiração pesada. Estamos assim já há quatro dias. Mas tudo bem, eu sou adulta. Renato é um bebê. Não sabe dizer onde está doendo, o que está incomodando. Não sabe botar o catarro pra fora. Só sabe chorar, tadinho. Chora ele e eu junto. Não aguento vê-lo assim. Segunda levei-o à emergência. Ele não queria comer, não estava fazendo xixi... só isso mesmo pra me fazer levá-lo a uma emergência. Não acredito em emergências de hospital. Logo quando Renato nasceu se ele chorasse um pouco mais alto eu levava ele pra emergência. Agora já estou escolada. Depois de muitos "é virose, mãe" você fica assim. A melhor foi mesmo no Esperança. Saí de lá com um diagnóstico de "virose inespecífica". Porra! Virose já é inespecífico pra cacete, ou não? Depois de muitas pérolas desse naipe desisti de emergências. Só levo quando ele apresenta alguma novidade, e passar mais de  seis horas sem fazer xixi É uma novidade. Mas pasmem. O diagnóstico foi, nada mais, nada menos, do que... virose!!!!!!!!!!!!!!!!! Olha... ninguém merece, viu? Assim é fácil ser médico. Pior é o "observe por 48 horas. Se não melhorar, volte aqui pra reavaliar". 48h?? Tsc, tsc... Pelo menos a febre dele cedeu. Os olhinhos já estão mais alegres. Me parte o coração quando ele está abatidinho. Ele é muito ativo, estilo "quebra tudo no caldeirão", mas prefiro mil vezes ele assim do que doente. Doente não. Meu filho não. Se Deus quiser ele vai ficar bom logo. Sei que gripe tem ciclo, temos que esperar as fases passarem. Uma vizinha, no elevador, me falou que passou três semanas mal. Putz! Renato já é magrelo, imagina com três semanas de gripe? Sigo cuidando do meu pequeno e aproveito para dar um tempo das farras. Semana passada enfiei os dois pés na jaca, saí tooooodo santo dia. Assim não dá, né? Esse negócio de sair todo dia só pode ofender a pessoa. Eu até dou um reforço no meu organismo com o consumo de frutas. Morango e kiwi, por exemplo, têm uma alta concentração de vitamina C. É, mas misturado com vodca, gelo e açúcar talvez não seja a melhor combinação contra as “viroses”... Vou aproveitar o ano novo e anotar mais essas resoluções na minha listinha: consumir mais frutas e menos açúcar. Caipifruta agora só com adoçante. Tenho dito.

6 comentários:

  1. Kikiii, desejo melhoras pras vcs dois!!
    Te add lá no meu blog! =)

    ResponderExcluir
  2. Kiki, engraçado que aqui eles ficam com a criança em observação no hospital se ela não estiver fazendo xixi e sem comer. Na verdade, eles aqui aconselham a gente a levar ao hospital se o número de fraldas molhadas cair pela metade e se a criança não estiver comendo bem... Agora, honestamente, esse diagnóstico de virose é em todo lugar. A pobre da Lia está com um catarro preso nos sinos da face e nada parece resolver. O conselho médico? Muita água e usar o vaporizador no quarto. Estou aqui torcendo para que vocês melhorem. Bjs e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  3. Gi, também fico aqui torcendo pela pequena Lia. o que nos aperreia mais do que os nossos pequenos, hein? ai, ai... mas é sério, cara... virose, observação e casa. é o fim da picada!!! ele realmente já está bem melhor. chatinho ainda, mas é normal. tenho fé que daqui a uns dois dias ele vai estar novinho em folha! Nóoooooooo, vi seu blog. muito legal, viu? bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Vc aprendeu rápido. Eu demorei um pouco até entender que emergência pediátrica serve mesmo para casos mais graves. Levar o pirralho para receber uns pontos na testa, por exemplo, como aconteceu com o meu. Gripes, dores de barriga, e a famigerada virose eu cuido em casa memso, observando a febre se não sobe muito (acima de 37,5o c) dái eu dou Tylenol Criança (ou Bebê, dependendo do tamanho e peso do rebento) e muita hidratação, mas muita mesmo - oferece água de coco, suco (eles costumam adorar suco de laranja mimo), chá (teu pirralho toma chá? é uma benção acostumá-los a isso desde cedo - mas por favor, chá de boldo não que aquela merda tem gosto de remédio e É remédio), no início oferece chá de camomila, quando ele tiver maiorzinho, depois dos dois anos e meio, faz o pestinha experimentrar chá de canela (fraquinho), laranja, hortelã.... á idéia é que ele tenha uma opcão grande de hidratantes naturais. Entenda que a virose, ou gripe, tem um ciclo de 3 a 7 dias, mas se a febre se manter alta por mais que 48 horas , ái é bom investigar porque pode ter evoluído para uma sinusite ou bronquite, ou algo mais sério nos pulmòes. Importante é não deixar a crianca tomar banho frio e nem muito quente, e nem exposta a correntes de ar (janelas abertas ou ventilador direto) e nem tomargelados. Quanto a ausência de xixi, observa se ele sente dor ao tentar urinar, se acontecer, infecção urinária na certa. Calma, ainda não é a hora de leva-lo ao Esperança, pode-se reverter a infecção urinária com a hidratação mesmo. Insiste com ele para fazer muito xixi, cria um campeonato de mijadas a distancia ou fralda mais pesada, sei lá, o importante é o lúdico, entendesse?
    Tú gosta da emergência do Esperança, eu tb gostava até ele virar o hospital da moda e ficar superlotado (não sei se está assim ainda). Hoje prefiro o Memorial São Marcos (ou é São Jose? eu sempre confundo os santos). E tenha um pediatra confiável e acessível, isso faz a diferença. Quanto a vc, querida, frutinhas com alcool dào uma bela combinação, não se intimide, pior são os lugares muito frequentados por gente que tosse e espirra sem cerimônias. De qualquer forma, se habitua a 1 grama de vitamina C por dia, aumenta a imunidade. Se cuida, o carnaval vem aí.

    Melhoras, prá tú e Renatinho.

    ResponderExcluir
  5. Oi kiki, melhoras p/ meu pequeno e pra vc!!!!O meu grandão vai melhorando...lentamente mas esta melhorando!!! Júlia

    ResponderExcluir
  6. Acho que nisso aí temos algo em comum. eu tambem não aguento esse negócio de levar a pirralha pra emergência pra ouvir que ela tem uma virose. O que me preocupa é que ele já teve muita bronquite, daí, a febre nunca quer baixar, fico com medo. Só sei dizer que quando isso acontece queria que fosse só comigo pois eu posso aguentar qualquer dor por ela. De qualquer forma, espero que voccês estejam bem antes do ano novo, não sou supersticioso mas, começar o ano com saúde, é bom qualquer dia. Melhoras, Um Beijo, Feliz 2011, vou ver como é passar um ano inteiro aqui é agora.

    ResponderExcluir

O que você tem a dizer sobre isso?